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Coppercube and storyline 2
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Existem várias componentes ao nível do desenvolvimento de videojogos que se tornam pouco produtivas, se não forem automatizados e/ou otimizadas.

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Este tipo de software é normalmente utilizado por quem se dedica à criação de jogos como hobby, ou por profissionais que procuram otimizar o processo de desenvolvimento de jogos. Desenvolver um videojogo sem a utilização de ferramentas especializadas é um processo complexo e que consome bastante tempo, daí a existência de ferramentas que permitem ao utilizador importar os conteúdos para o jogo, definir a lógica de jogo, produzir o código fonte e compilá-lo. Estas ferramentas servem para assistir os criadores de jogos nas tarefas que realizam, permitindo-lhes a criação de jogos funcionais escrevendo poucas linhas de código. iĥ Resumo Alargado Atualmente, as ferramentas para o desenvolvimento de jogos são uma parte bastante importante de todo o processo de desenvolvimento. In one-way or another, all of you have contributed to the accomplishment oh this dissertation. Last but not least, I also like to all my friends, particularly to Carolina Belino, David Massano, Eduardo Fonseca, Laurie Geerlings, Luis Rodrigues, Marco Antunes, Nélia Fonseca and Sofia Colmier for all the support, help and good times we had in the last years. Additionally, I d like to thank to all members of Clean World development team, André Barbosa, David Casteleira and João Dias for all the support and help.

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I also would like to thank for the opportunity to belong to his research group: Reality, Games and Graphics Group (ReGain). Doutor Frutuoso Silva Department of Informatics University of Beira Interior Covilhã, Portugalģ Acknowledgements First of all, I would like to thank to Professor Frutuoso Silva for all the support, for the constant words of encouragement and for supervising my Master s Thesis. 1 UNIVERSITY OF BEIRA INTERIOR Faculty de Engineering Departament of Informatics Support Tools for 3D Game Creation Pedro Nuno Matos Pereira Dissertation submitted in candidature for the Degree of Master of Science in Informatics Engineering (2 nd cycle degree) Supervised: Prof.














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